PUBLICIDADE

Secretarias de Mato Grosso definem parceria para capacitação técnica de estudantes em mais de 10 municípios

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vai ofertar, a partir do ano que vem, cursos técnicos concomitantemente com o ensino médio. O estudante que optar pela modalidade, que deverá abranger 15 municípios através de parceria com a pasta estadual de Educação, poderá concluir o ensino médio já com um diploma técnico em uma das áreas escolhidas. Além da possibilidade de se qualificar profissionalmente nos primeiros anos do período letivo, a oferta também assegura maior qualidade de vida e oportunidade de emprego. 

De acordo com o secretário da Seciteci, Allan Kardec, a construção da nova modalidade de oferta contou com apoio de uma equipe técnica especializada para garantir a efetividade da ação. “Firmar essa parceria com a Seduc foi um ganho para todos os jovens mato-grossenses. Fizemos um estudo para identificar a vocação de cada região de Mato Grosso e a partir daí construir uma proposta pedagógica que também possa capacitar esse estudante para o mercado de trabalho. Estamos falando de uma ação inovadora que contou com a aprovação imediata do governador Mauro Mendes”, contou o secretário Allan. 

Entre os cursos estão agropecuária, agricultura, têxtil, enfermagem, análises clínicas, gerência em saúde, agronegócio, administração, biocombustíveis e outros. Os municípios que vão contar com a nova modalidade de oferta são Cuiabá, Alta Floresta, Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Juara, Matupá, Campo Verde, Poxoréu, Primavera do Leste, Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. 

Além de professores especializados nas áreas de formação, os estudantes terão acesso a laboratórios, aulas práticas e também visitas técnicas visando testar o conhecimento adquirido em sala de aula. Além disso, também há previsão de estágios de acordo com o curso escolhido. 

Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, “serão mais de 1,9 mil vagas ofertadas em 2024, em 56 turmas junto com o ensino médio e todos em áreas estratégicas para o crescimento de Mato Grosso. Estamos trabalhando para oferecer o melhor ensino para os nossos jovens que desejam essa entrada imediata no mercado de trabalho. Com o apoio do governador Mauro Mendes, vamos entregar para o estado profissionais qualificados para ocuparem as vagas de emprego criadas pela nossa economia”. 

A Seciteci busca agregar um maior número de estudantes ao longo dos próximos três anos, chegando a uma oferta de mais de 6 mil vagas em 2026. A expectativa é formar anualmente 2 mil profissionais técnicos que também encerraram o ano de estudos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...

Unemat divulga calendário de matrículas, destrancamento e trancamento de cursos

O calendário acadêmico da Universidade do Estado de Mato...
PUBLICIDADE