A Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vai ofertar, a partir do ano que vem, cursos técnicos concomitantemente com o ensino médio. O estudante que optar pela modalidade, que deverá abranger 15 municípios através de parceria com a pasta estadual de Educação, poderá concluir o ensino médio já com um diploma técnico em uma das áreas escolhidas. Além da possibilidade de se qualificar profissionalmente nos primeiros anos do período letivo, a oferta também assegura maior qualidade de vida e oportunidade de emprego.
De acordo com o secretário da Seciteci, Allan Kardec, a construção da nova modalidade de oferta contou com apoio de uma equipe técnica especializada para garantir a efetividade da ação. “Firmar essa parceria com a Seduc foi um ganho para todos os jovens mato-grossenses. Fizemos um estudo para identificar a vocação de cada região de Mato Grosso e a partir daí construir uma proposta pedagógica que também possa capacitar esse estudante para o mercado de trabalho. Estamos falando de uma ação inovadora que contou com a aprovação imediata do governador Mauro Mendes”, contou o secretário Allan.
Entre os cursos estão agropecuária, agricultura, têxtil, enfermagem, análises clínicas, gerência em saúde, agronegócio, administração, biocombustíveis e outros. Os municípios que vão contar com a nova modalidade de oferta são Cuiabá, Alta Floresta, Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Juara, Matupá, Campo Verde, Poxoréu, Primavera do Leste, Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.
Além de professores especializados nas áreas de formação, os estudantes terão acesso a laboratórios, aulas práticas e também visitas técnicas visando testar o conhecimento adquirido em sala de aula. Além disso, também há previsão de estágios de acordo com o curso escolhido.
Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Alencar Brescancim, “serão mais de 1,9 mil vagas ofertadas em 2024, em 56 turmas junto com o ensino médio e todos em áreas estratégicas para o crescimento de Mato Grosso. Estamos trabalhando para oferecer o melhor ensino para os nossos jovens que desejam essa entrada imediata no mercado de trabalho. Com o apoio do governador Mauro Mendes, vamos entregar para o estado profissionais qualificados para ocuparem as vagas de emprego criadas pela nossa economia”.
A Seciteci busca agregar um maior número de estudantes ao longo dos próximos três anos, chegando a uma oferta de mais de 6 mil vagas em 2026. A expectativa é formar anualmente 2 mil profissionais técnicos que também encerraram o ano de estudos.