Considerando a necessidade de atender às unidades escolares da rede estadual que se encontravam sem assessorias pedagógicas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu o reordenamento de jurisdição em três municípios. A mudança ocorreu conforme a proximidade territorial/geográfica. A medida foi necessária porque as vagas para assessores não foram preenchidas nas três localidades, mesmo com dois editais para o processo democrático de eleição.
Com a determinação, as escolas de Alto Garças passam a ser atendidas pela assessoria pedagógica de Alto Araguaia, as de Santo Afonso pela de Arenápolis e Canabrava do Norte pela de Porto Alegre do Norte. “Com o reordenamento, todas as 748 escolas estaduais passam a contar com o assessoramento”, informa a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Neuza Evangelista, destacando que ao todo, a rede conta com 97 assessorias pedagógicas.
O trabalho das equipes consiste orientar as instituições educacionais, fazer os primeiros trabalhos nas atribuições de classe, administrar conflitos, realizar administração pedagógica, viabilizar vagas para alunos e averiguar denúncias. Considerando que cada uma delas tem sua realidade, é de responsabilidade do assessor se inteirar desta realidade, conhecendo assim as necessidades educacionais da unidade a que presta serviços, podendo fazê-lo através de reuniões com gestores, entrevista com professores, análise dos resultados das avaliações externas e institucionais.