Ao longo de dois anos de implantação do Exame Supletivo Online pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), já foram registrados um total de 165 mil agendamentos para a realização das provas com intermediação tecnológica. Na prática, as provas são realizadas em laboratórios dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) durante todo o ano, ampliando as possibilidade para a certificação.
Conforme o gerente de Organização dos Exames Supletivos da Seduc, Antônio Marcos Passos de Mattos, no primeiro ano de oferta, o número de agendamentos foi extremamente alto (105 mil) considerando a possibilidade de marcação das provas com muita antecedência, o que resultou em um elevado índice de ausência nas provas devido o esquecimento das marcações realizadas.
Para mudar esse cenário, a Secretaria de Educação passou a adotar um novo formato de sistema para agendamento das provas em 2012, reduzindo o prazo para marcações. Para 2013, explica Antônio Marcos, a coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos têm trabalhado ativamente com a finalidade de propor e implementar melhorias à organização do Exame como um todo. "Especialmente na elaboração das questões, validação e revisão das provas, com objetivo de garantir maior qualidade ao atendimento".
Ele ainda cita que o Exame será ofertado por disciplina "todavia em regime de terminalidade, já que a proposta curricular de Mato Grosso para a Educação de Jovens e Adultos é definida por área de conhecimento e o Exame Online como mais uma oferta de certificação e de EJA, também obedece essa orientação", finaliza.
O Edital para o Exame Supletivo Online 2013 está previsto para publicação no primeiro quadrimestre do próximo ano.