A secretaria estadual de Educação já entregou 90% das apostilas do Sistema Estruturado de Ensino para os estudantes da rede pública de Mato Grosso. A entrega foi iniciada em fevereiro deste ano e deve ser concluída nos próximos dias em escolas Quilombolas, Indígenas e do Campo, em Barra do Garças, Tangará da Serra, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Confresa e Cáceres.
O material é entregue em formato de kit e já foram distribuídas 365,3 mil apostilas para estudantes do ensino médio e fundamental. O material didático desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com metodologia já aplicada na rede particular e visa auxiliar professores e estudantes no processo de recomposição da aprendizagem, sendo considerado um dos melhores métodos de ensino do Brasil.
Em dois anos, os investimentos serão de R$ 549 milhões, com recursos do governo de Mato Grosso, por meio do Programa Mais MT. Além das apostilas, alunos e professores também contam com plataforma digital, banco de perguntas, aplicativo, avaliações e exercícios complementares, formação continuada dos professores, com duração de 120 horas por ano.
O material tem 13 componentes curriculares e também atende demandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão é de que sejam entregues cerca de 400 mil kits de apostilas nas 700 escolas da rede estadual. As entregas foram intermediadas pelas Diretorias Regionais de Educação e, por questões de logística e distância, chegam por último nas áreas rurais conforme explica a técnica responsável pela Frente de Planejamento e Gestão do Sistema Estruturado, Ana Paula Moreira.
Está sendo feito o remanejamento para concluir a distribuição nas unidades que ainda não receberam os kits. Cada aluno tem acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e pode levá-las para casa, sem a necessidade de devolução para a unidade escolar. As apostilas são bimestrais e toda a implementação do sistema terá custo de R$ 192 por aluno/ano.
A plataforma virtual deve ofertar o acesso aos conteúdos didáticos de todas as áreas do conhecimento, com possibilidade de pesquisa e aprimoramento do aprendizado, possibilitando a plena integração com o material estruturado de ensino, com disponibilização para a comunidade escolar (estudantes, familiares, diretores, coordenadores e professores).
O conteúdo programático é regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso. Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e estão organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão da aprendizagem, informa a assessoria.