A secretaria municipal de Educação vai instalar 24 unidades modulares para atender os estudantes da rede municipal de educação, já no início do ano letivo no dia 7 do próximo mês. O conceito estrutural comporta projeto luminotécnico completo, acústica adequada, janelas, dois equipamentos de ar-condicionado, paredes e tetos feitos em lousa, para um ambiente ainda mais lúdico e alfabetizador. As unidades foram construídas sobre sustentação de concreto, que permite o encaixe dos módulos.
As escolas Armando Dias, Jurandir Liberino, José Reinaldo, Lizamara, Leni Terezinha, Taciana Balth, Rodrigo Damasceno, Sadao Watabane e Valter Kunze, receberão duas unidades cada. Já Ana Cristina, Basiliano José do Carmo, Centro Educacional Lindolfo Trierweiller, Silvana e Aleixo Schenatto receberão uma unidade cada. Foram investidos mais de R$ 5,2 milhões de recursos próprios e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.
O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) ofertar educação de qualidade é uma das prioridades da gestão. “Há muitos anos, as escolas municipais de Sinop não eram ampliadas e, com o aumento da demanda de alunos, as vagas escolares estavam cada vez mais escassas. A implantação das novas unidades modulares é uma solução mais rápida e viável encontrada para ampliar as salas de aulas em nosso município. Além de prático, por se tratar de um elemento construtivo feito por modulo, sua execução é muito mais rápida que o método convencional e econômico. O método traz conforto térmico e acústico aos alunos. Todas as salas são espaçosas e climatizadas”.
De acordo com a secretária de Educação, Sandra Donato, as unidades modulares seguem um modelo rápido de construção, pois a estrutura pré-moldada proporciona agilidade na obra. “Além disso, os materiais isotérmicos garantem a qualidade térmica da edificação, reduzindo até 10 cº na temperatura interna e o conforto dos alunos. Além de ser uma construção limpa que não gera resíduos”, informa.
Segundo a diretora da escolas José Reinaldo, Adriane Wilhelm Rodrigues, faltam só alguns detalhes para que os alunos comecem a estudar nas novas unidades. “É uma questão de dias. Serão acomodados, confortavelmente, 340 alunos do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Ela destaca, que com a nova estrutura, os estudantes terão um ambiente confortável e adequado para sala de biblioteca. Haverá uma interatividade maior e, com isso, um salto na qualidade de ensino” ressalta.
Além das unidades modulares, também são construídas 49 novas salas de aula. E ainda este ano, será iniciada a construção de uma grande escola em tempo integral na região dos Vilas e, também está no planejamento da administração, a implantação de três escolas em bairros estratégicos como Alto da Glória, Nico Baracat e Terra Rica.