A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) amplia os investimentos pedagógicos para educação especial ofertando, a partir de março, vagas em curso de libras para 30 profissionais do interior do Estado. O objetivo é a obtenção da certificação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do ‘Intensivão de Libras". Essa é mais uma das medidas adotadas com a meta de inclusão de toda pessoa com deficiência em ambiente escolar até o ano de 2016, conforme normativa do Conselho Estadual de Educação, que traça diretrizes e as políticas a serem adotadas para o processo de inclusão.
O processo de formação – cujas inscrições serão abertas de 05 a 09 de março por meio do telefone (65) 3322-5514 – será realizado pelo Centro de Apoio a Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). O ‘Intensivão de Libras" se dará de março a dezembro com carga horária prevista de 360 horas.
Ao longo dos nove meses de formação, o profissional terá de dispor de uma semana para frequentar as aulas em Cuiabá. ‘É condição que ao término do curso o profissional seja submetido a uma avaliação de interpretação. Esse processo é feito por uma banca examinadora composta por profissionais do Casies", explica a coordenadora de cursos, Liliane Dias.
Ele frisa que a ideia é atuar na capacitação dos profissionais do interior, mas se houver disponibilidade de vagas elas serão abertas para atendimento da demanda em Cuiabá e Várzea Grande.
Experiência
Intérprete desde 2010, Ismael Batista Rodrigues, atua no Casies e explica que ao final de duas ou três semanas de curso o profissional do interior já começa, efetivamente, a empregar a Libras já que está mais habituado a ‘escutar com os olhos". ‘Já consegue fazer saudações, por exemplo", diz Ismael.
Durante o processo formativo, o profissional aprende aspectos linguísticos, as diferenças com a Língua Portuguesa, as configurações do alfabeto. "As duas línguas possuem gramática diferenciada. O trabalho é complexo", cita ele.
Hospedagem
O Casies – sem custo algum – irá possibilitar alojamento ao professor, durante o período de curso, no próprio Centro. O incentivo para formação não prevê o custeio com alimentação dos profissionais e nem com traslado do terminais rodoviários de Cuiabá até a sede do Casies, na rua dos Crisantêmos, nº 16, no bairro Jardim Cuiabá.