PUBLICIDADE

Secretaria abre inscrições para concurso que incentiva cultura em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Estado de Educação abriu as inscrições para o Concurso Cultural Leituras da Minha Terra. A iniciativa, destinada aos estudantes do ensino médio da rede estadual, premiará com um smartphone os trabalhos artísticos-literários das categorias Conto, História em Quadrinhos e Vídeo. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro e o prazo final para envio dos trabalhos é 5 de novembro.

A realização do concurso é uma parceria com a secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer que, por meio de recursos de leis de incentivo à cultura, disponibilizou exemplares de diversas obras literárias produzidas em Mato Grosso aos estudantes da rede estadual de ensino. No total foram disponibilizados 26 títulos diferentes. “Este é um momento histórico para a educação em Mato Grosso. O concurso literário ‘Leituras da Minha Terra’ é um incentivo importante de valorização da literatura regional. Em parceria, Educação e Cultura possibilitamos que a nova geração de leitores tenha a oportunidade de ser também uma geração de futuros artistas”, destacou Alan Porto, secretário de Estado Educação.

Na primeira etapa, a Comissão Julgadora, composta por técnicos pedagógicos com formação em Artes e Letras, avaliarão se os trabalhos possuem os requisitos mínimos exigidos por cada categoria. Após análise, os trabalhos serão publicados no site da Seduc para votação popular.

O Concurso Leituras da Minha Terra tem por objetivo divulgar e valorizar a literatura mato-grossense, bem como incentivar a produção cultural dos alunos. Por promoverem a intertextualidade das obras de escritores de Mato Grosso e o talento dos estudantes para o mundo das artes, os docentes dos alunos premiados também serão contemplados com um celular smartphone.

Após a escolha e leitura de uma das obras disponibilizadas à unidade escolar, os alunos deverão produzir trabalhos autorais e encaminhar ao e-mail [email protected]. A secretaria preparou um caderno pedagógico com dicas e orientações para a elaboração de cada tipo de trabalho. O material foi encaminhado às escolas para que os professores estimulem os alunos nos trabalhos a serem desenvolvidos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola estadual cria projeto de recuperação de nascentes no Nortão

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima,...

IFMT abre inscrições para 115 vagas remanescentes em cursos técnicos

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o processo seletivo...
PUBLICIDADE