A Universidade Federal de Mato Grosso deverá administrar o Centro de Apoio à Agricultura familiar. O documento contendo o pedido foi entregue, ontem, pela reitora da instituição, Maria Lúcia Cavalli Neder ao prefeito Ananias Filho, que já autorizou a conclusão da sede própria. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até seis meses.
Conforme a reitora, agora será consultado a Advocacia Geral da União (AGU) para verificar de qual forma poderá ser formalizado o convênio entre administração municipal e a universidade. Uma das possibilidades que foi apontada por Maria é a cessão por comodato, deixando a universidade apta a executar reformas e melhorias quando necessário.
De acordo com assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de R$ 2 milhões, provenientes de emenda parlamentar, possibilitaram a construção da unidade que, quando concluída, será utilizada para o desenvolvimento de atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão).
O centro foi projetado e construído para proporcionar ao pequeno agricultor da região, condições técnicas necessárias para desenvolvimento sustentável e garantia de permanência na terra.