A consolidação de Rondonópolis como pólo industrial na Região Sul do Estado, com o conseqüente crescimento da população hoje estimada em 450 mil habitantes, gerou o precedente necessário para que os governos Federal e Estadual invistam na qualificação da mão de obra da população. É com base nessa prerrogativa que os deputados estaduais do Sul do Estado cobram uma unidade da Unemat naquele município. Serão necessários R$ 8,5 milhões para o investimento.
O reitor Adriano Silva emitiu parecer favorável à solicitação e adiantou a possibilidade de serem oferecidos os cursos de Letras, Comunicação Social -com ênfase em Jornalismo e Ciências da Computação, com previão para 2013.
O reitor explica que o projeto está estruturado, porém, a execução depende de aprovação oriunda do Palácio Paiaguás. "Podemos remanejar para Rondonópolis esses três cursos que hoje são ofertados na Unemat de Alto Araguaia, porque já não há mais demanda para esses cursos lá. Assim podemos capacitar uma Região maior, que é a de Rondonópolis, e explorar outras áreas na unidade de Alto Araguaia", articula.