O periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polifonia, está recebendo trabalhos para a edição do próximo ano. Os acadêmicos interessados podem enviar artigos, resenhas e entrevistas até o dia 5 de março. O tema dessa edição é “Linguagens e Tecnologias Digitais Móveis: Desafios Teóricos, Metodológicos, Pedagógicos”. Além de pesquisas relativas à revista, podem ser enviados trabalhos que falem sobre assuntos variados, na área dos Estudos Linguísticos.
Visando atender a nova demanda de pesquisadores e estudos na área, a publicação está providenciando vídeos com os resumos dos artigos em Libras [Língua Brasileira de Sinas]. A iniciativa visa favorecer a inclusão da comunidade surda na educação formal. A tradução e a preparação dos vídeos estarão sob a responsabilidade da equipe da revista.
Deste modo, os estudiosos e pesquisadores surdos poderão apresentar produções inéditas. Os trabalhos poderão ser apresentados opcionalmente em Libras pelo próprio autor ou outra pessoa indicada por ele. É indispensável que o artigo esteja em versão escrita e revisada conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. A preparação dos vídeos e o texto escrito deverão seguir as normas estabelecidas pelo edital.
O artigo na modalidade grafocêntrica tem como justificativa a partilha dos saberes científicos com a comunidade de pesquisadores e demais interessados que, em sua maioria, não tem conhecimento da Língua de Sinais. Os trabalhos apresentados pela comunidade surda passarão pelo mesmo crivo avaliativo que os demais, como a avaliação de dois pareceristas especializados nas áreas de conhecimento.
A revista Polifonia tem como objetivo promover intercâmbio científico de bens culturais e fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários.
Em caso de dúvidas, a revista disponibiliza um e-mail [email protected] para contato. As regras de submissão das edições anteriores e demais informações podem ser acessadas no site da publicação.