O programa “A União Faz a Vida” começa a ser desenvolvido pelo segundo ano com atividades voltadas ao cooperativismo, de forma prática no ambiente escolar. O programa, idealizado pelo Sistema de Crédito Cooperativo – SICREDI-, conta com mais de 80 parceiros. São atividades práticas incorporadas no cotidiano escolar pelos professores, alunos e comunidade. As aulas passam a ser mais participativas e democráticas, visando desenvolver o senso crítico, a autonomia e a responsabilidade da turma. Valorizadas e motivadas, as crianças e adolescentes vinculam-se mais à escola.
“Ano passado, os professores foram capacitados através dos seminários de formação. Agora é hora da comunidade escolar colocar em prática seus projetos cooperativos”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Ida Pedrollo.
O programa “A União Faz a Vida” já foi desenvolvido em 85 municípios do Rio Grande do Sul, onde começou há 11 anos. Entre os parceiros do programa estão entidades públicas e privadas, APAE, universidades, empresas e a comunidade.