O prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, e representantes da Comissão em Prol da Instalação do Campus da UFMT, em Lucas do Rio Verde, estiveram reunidos, esta manhã, com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli. Da reunião, os representantes luverdenses saíram com a palavra da reitora de que a universidade pretende se expandir e que Lucas tem condições necessárias para a instalação de um campus da universidade federal.
O Projeto de Lei nº 379/2011 que institui a criação da unidade tramita na Câmara Federal e já foi aprovado em uma das quatro comissões em que será analisado. A reitora reforçou ainda a importância do apoio da bancada federal mato-grossense na aprovação do projeto.
Em apoio ao projeto, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde disponibilizou uma área de dez hectares que será doada ao governo federal, após a confirmação da universidade e se comprometeu em realizar todas as obras de infraestrutura, necessárias para a instalação do campus.
Em relação aos cursos modulares que serão criados a partir de 2013, a reitora explicou que ainda é necessário que o deputado federal Nilson Leitão elabore o projeto de lei autorizando o MEC a implantar os cursos, o que deve acontecer nos próximos dias. Após a elaboração, haverá outro encontro em que a universidade irá definir que cursos poderá disponibilizar e uma audiência pública em que a população irá se manifestar sobre que cursos gostaria que fossem implantados.
Maria Lúcia prometeu ainda visitar o município no mês de novembro e realizar palestra para os alunos, explicando os tramites necessários para a criação do campus.