O reitor da Unemat, Taisir Karim, divulgou nota rebatendo críticas da ADUNEMAT – Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso- que acusaram a entidade de estar ” falida administrativamente”
Taisir diz que a Unemat “passa por momentos provocados, em parte, pela crise financeira que se instala no mundo globalizado e que tem seus reflexos no Brasil, em nosso Estado. Atendendo aos reclames dos docentes efetivos graduados pela isonomia salarial, o Governo do Estado, em resposta a nossa reivindicação de mudança no PCCS, publicou a alteração da Lei que estende a esses professores o regime de dedicação exclusiva, ação que dimensionou os gastos com a folha de pagamento.
Com esses fatores aliados a outros de natureza operacional, os recursos previstos para o exercício de 2009 já se encontram comprometidos quase que em sua totalidade com a folha de pagamento, o que nos impulsiona a discutir com o Governo do Estado medidas que possibilitem a continuidade dos investimentos, custeio e manutenção, e mantenham o pleno funcionamento da Instituição.
Atualmente, na Unemat, há um contingente expressivo de docentes e técnico-administrativos com direito à licença prêmio, direito expresso na Lei Complementar nº. 293/2007.
Em face desse quadro, a Reitoria, juntamente com os Coordenadores, Diretores e Faculdades e Institutos, adotaram, em reunião realizada no dia 04 deste mês medidas consideradas vitais para otimizar o funcionamento das atividades indispensáveis da Universidade.
Adequação do Calendário Acadêmico do semestre letivo de 2009/1, com a finalidade de conceder licença prêmio aos docentes e técnico-administrativos no período de novembro, dezembro e janeiro, em cumprimento à Lei Complementar 293/2007, transferindo, para fevereiro/2010, as férias regulares dos servidores, mecanismo que impedirá novas contratações e, consequentemente, reduzirá consideravelmente o montante da folha de pagamento com pessoal;
No período em que os professores, com direito à licença prêmio, estiverem em gozo desta, os demais docentes deverão continuar a desenvolver as atividades de interesse institucional como, por exemplo, pesquisa e extensão e programas vinculados às modalidades diferenciadas de ensino, adequações curriculares, e manter, sobretudo, as relações com as instituições parceiras e de fomento nos diversos projetos que a Unemat desenvolve”, finaliza a nota.
Leia ainda:
Unemat está ‘falida administrativamente’, diz associação