Hoje, às 17h30, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura se reunirá com os coordenadores pedagógicos e professores das 2ª séries das escolas das redes municipal, estadual e particular. O objetivo é o repasse de informações para a aplicação da Provinha Brasil, um instrumento de avaliação da alfabetização concebido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Ministério da Educação – MEC.
Esse instrumento é disponibilizado para o uso das secretarias estaduais e municipais de educação em suas redes. O objetivo da avaliação é oferecer aos gestores públicos, e aos professores, informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
Serão avaliados os alunos do segundo ano de escolarização do ensino fundamental. Nesta primeira edição da Provinha Brasil serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos e, posteriormente, pretende-se incluir as habilidades referentes a matemática.