Os estudantes que quiserem participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), para cursos que iniciam no segundo semestre deste ano, já podem preparar os documentos. As inscrições do ProUni serão abertas nesta quarta-feira e a divulgação dos selecionados será feita em 14 de junho.
No primeiro semestre do ano, foram oferecidas 65.276 bolsas integrais e 43.366 parciais. Só Notícias apurou que em Sinop, foram oferecidas 80 bolsas integrais e 61 parciais. Em Sorriso, foram oferecidas 60 bolsas, sendo que 21 são integrais e 39 parciais. Já as instituições de ensino superior de Lucas do Rio Verde, ofereceram 37 bolsas, 8 integrais e 29 parciais. Em Alta Floresta, foram 28, todas integrais.
As instituições participantes podem oferecer bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. De acordo com o coordenador do ProUni, Celso Ribeiro, a expectativa é oferecer cerca de 50 mil bolsas de estudos no segundo semestre. No ato da inscrição, o candidato poderá fazer até sete opções de curso ou de instituição.
Para concorrer a bolsas de estudos, o candidato tem que cumprir uma série de requisitos, entre eles, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e ter obtido média superior a 45 pontos; ter feito todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral; comprovar renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 525,00 em valores de hoje) para concorrer à bolsa integral e até 3 salários mínimos (R$ 1.050,00) para a bolsa integral de 50% do valor da mensalidade.