Nove municípios mato-grossenses abrem este ano inscrições para os interessados em participar do ProJovem Urbano, programa voltado para a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. Ele acontecerá em Alta Floresta, com a oferta do curso de Agroextrativismo; Sorriso, curso Telemática; Barra do Garças, curso Construção e reparo II; Cáceres, curso Construção e reparo I; Diamantino, curso Construção e reparos II, Pontes e Lacerda, curso Construção e reparos I; Rondonópolis, curso Telemática; Primavera do Leste, curso Saúde; e Tangará, ofertará o curso Construção e reparos II.
A proposta do programa é buscar a re-inserção dessas pessoas na escola e no mundo do trabalho. A meta, segundo o coordenador do Programa na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Itamar Bressan, é "dar oportunidade para o desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania com qualificação profissional inicial". O jovem ao cursar o ProJovem Urbano terá elevação da escolaridade, bem como qualificação inicial profissionalizante.
Em Rondonópolis serão ofertadas 400 vagas aos interessados, enquanto nos demais municípios serão 200. Num total de 2000 matrículas no Estado. Outras informações pelos telefones (65) 36136447/36136325/ 08006476325.
Alta Floresta está com inscrições abertas até 30 de abril, na Escola Estadual Marinês Fátima Teixeira, das 07 às 17 horas. O programa com duração de 18 meses, oferta aos alunos matriculados e freqüentes uma ajuda de custo no valor de R$ 100, ao mês.
Para efetuar a matrícula, os interessados devem comparecer na Escola munidos dos seguintes documentos; histórico escolar, cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência. O início das aulas será no dia 07 de maio. A Escola Estadual Marinês Fátima Teixeira fica localizada na Avenida Dr. Ludovido da Riva Neto, 1702 – Centro. Outras informações pelo telefone da própria unidade escolar: (66) 3521-1497 ou com a Assessoria Pedagógica pelo telefone (66) 3521-3788.