Alunos da escola municipal Rodrigo Damasceno apresentam, amanhã, os trabalhos desenvolvidos no programa Fura Bolo e de Grão em Grão, que funcionam no município desde 2001. Terão apresentações culturais de teatro, poesia e música, usando como base grandes obras da literatura. “O que os alunos querem mostrar é que a leitura já faz parte de suas vida”, afirmou a secretária de Educação, Rosa Oliva.
O Fura-bolo visa, por meio da leitura, contribuir com o desenvolvimento educacional. São realizadas atividades em sala de aulas que favorecem o entendimento e, conseqüentemente, a criação de trovas, brincadeiras, versos, poemas e receitas de pratos típicos, resgatando assim a cultura popular.
Já o De Grão em Grão tem como fundamento a melhoria da qualidade de vida da comunidade, por meio da disseminação teórica e prática sobre a segurança alimentar e agricultura familiar. As escolas recebem todo o material e palestras, capacitações e eventos de difusão tecnológica.
Para ampliar ainda mais os conhecimentos adquiridos em sala, os alunos e professores da escola Rodrigo Damasceno criaram uma horta escolar, que permite colocar em prática o que aprenderam, além de incentivar o trabalho em grupo. Participam dos programas 710 crianças.