O projeto para construção de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso ainda deverá ser elaborado pela reitoria da instituição. “Temos a autorização para a implantação mas o projeto ainda deve ser feito”, explicou, ao Só Notícias, a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder. O projeto deverá determinar, por exemplo, extensão do campus e total de recursos a serem investidos e previsão de conclusão da obra.
A instalação de mais uma unidade da universidade foi autorizada, na terça-feira, pela presidente Dilma Rousseff e faz parte da relação composta por 15 campi (de 12 universidades federais já existentes) que tiveram a instalação autorizada pelo Governo Federal. Durante anúncio, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou a expectativa de instalação dos campi até 2014.
Conforme Só Notícias informou, atualmente, há sedes da UFMT em Cuiabá, Sinop, Pontal do Araguaia, Barra do Garças e Rondonópolis e, a instalação da unidade no município atende um pleito antigo, já que em 2008, o então prefeito Murilo Domingos (que está afastado do cargo por ordem judicial), assinou no gabinete da reitoria da UFMT, junto com o ex-reitor Paulo Speller, o protocolo de intenções para a implantação de um campus.
Na mesma época, um empresário várzea-grandense doou uma área de 100 hectares, próximo ao distrito de Guarita, para a construção da instituição. Ainda não está confirmada se a unidade será instalada neste espaço.