A Secretaria Municipal de Educação implantou há cerca de 60 dias o projeto “viajando com a leitura” que inicialmente está atendendo os alunos que utilizam o transporte escolar, na linha que vai até a estrada Adalgiza. O projeto tem o objetivo de tornar o trajeto mais alegre e menos cansativo. Durante 25 km, as 50 crianças e jovens vão lendo histórias da literatura infanto-juvenil, ou aprendem a fazer dobraduras de papel.
“Sabemos que a viagem é muito exaustiva pra eles, e a leitura faz com que seus pensamentos se desprendam do mundo real e os leve para outro lugar. Aqui nós não trabalhamos apenas a leitura e sim a imaginação e criatividade”, descreveu a monitora Alessandra Moura.
Para os alunos os benefícios do projeto são muitos. “No começo eu tinha um pouco de vergonha, porque a professora pedia pra ler trechos das histórias em voz alta, depois eu me acostumei, e agora até na sala de aula faço questão de apresentar os meus trabalhos”, explicou Leandro Fernandes de nove anos.
Satisfação para a professora, incentivo para os alunos e tranqüilidade para o motorista. Severino Adonias é motorista de ônibus há mais de 10 anos e garante: “Sem dúvida eles estão bem mais calmos”, contou. O projeto deve ser estendido para as outras 53 linhas, atendendo mais de 3,3 mil alunos, que poderão trabalhar a leitura e conhecer melhor a literatura brasileira.