Mais de 400 alunos de Mato Grosso foram qualificados nos últimos dois meses pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do Programa Nacional de Qualificação (PNQ), de iniciativa do governo federal. Nesta etapa, foram 20 turmas, abrangendo os municípios de Água Boa, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Jaciara, Nossa Senhora do Livramento, Pontes e Lacerda, Primavera e Rondonópolis.
Na última semana, 65 índios das aldeias Imutina e Bacalana, localizadas no município de Barra do Bugres, receberam os certificados de conclusão dos cursos de qualificação em Espanhol e Atendimento ao Público.
Com a intermediação do Sistema Nacional de Empregos (Sine), que fez um levantamento prévio das demandas de trabalho, os formandos já estão sendo absorvidos pelo mercado de trabalho da região, onde foram verificadas oportunidades nos dois segmentos.
Os cursos foram executados pelo Instituto de Desenvolvimento Humano de Mato Grosso (IDH-MT). Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados a secretária-adjunta de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Vanessa Rosin; o coordenador do IDH-MT, Admilson Leite; técnicas do Sine-MT; representantes da Câmara Municipal de Barra do Bugres; professores e lideranças indígenas, como o cacique Lucimar Kalomezoré.
Além do PNQ, foram executados em 2013 outros programas de qualificação profissional que beneficiaram cerca de 10 mil pessoas, dentre eles o Copa em Ação; Qualifica Mato Grosso; Projetos Parceria Rural Pecuária e Parceria Rural Agrícola, entre outros, sob a coordenação da Setas.