A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança amanhã, às 18:00hs, em Cuiabá, o programa Acelera Mato Grosso. O programa irá capacitar inicialmente no Estado, entre os dias 19 e 23, duzentos professores da rede estadual de educação e tem como meta combater os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.
Criado em 1997 pelo Instituto Ayrton Senna, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados. Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, gerando uma grande economia aos cofres públicos e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano.
O programa já foi implantado em Sinop, nas escolas municipais, há cerca de 4 anos, e
trouxe muitos avanços, principalmente para crianças que tinham dificuldade de aprendizado. A prefeitura chegou a ser premiada pelo Instituto Ayrton Senna pelos resultados conquistados.