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Profissionais da educação municipal debatem criação de material didático próprio com a ‘cara de Sinop’

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A secretaria municipal de Educação, Esporte e Cultura está elaborando o material pedagógico da rede municipal de ensino, ‘com a cara de Sinop’ e atender as especificidades de toda a comunidade escolar, de acordo com as diretrizes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental, visando melhorar a qualidade da educação municipal.

O material é elaborado com a participação de todos os professores, coordenadores, diretores e equipe pedagógica, que dividem suas tarefas entre a criação do plano e o atendimento aos alunos no período de aula. O processo de criação conta com o apoio de parceiros como a Avante Educação e Mobilização Social.

Com foco na participação e criação colaborativa, a elaboração do novo material pedagógico está sendo produzido dentro de uma visão de respeito aos valores das identidades e suas peculiaridades, o modo que o material pedagógico está sendo construído é pioneiro na educação municipal.

A secretária municipal, Sandra Donato, explica que “a linguagem oral está presente no cotidiano das crianças. Porém é preciso lembrar que, para se comunicar, não basta saber falar. As crianças têm de se apropriar dos modos sociais de expressão nas diferentes situações do dia a dia: no diálogo, na conversa coletiva, em ocasiões informais ou formais.  E com a construção do nosso material próprio teremos um ganho pedagógico muito significativo para toda rede municipal de educação”, destacou.

Cada município tem autonomia para produzir seu próprio material pedagógico, desde que sejam atendidas as exigências legais. A formação continuada para professores e gestores da rede municipal de educação e a elaboração de material pedagógico para esses profissionais, são dois eixos essenciais na construção deste projeto, para a implantação do material pedagógico próprio do município. Esses dois pilares retroalimentam-se e estão acontecendo de forma simultânea e colaborativa por meio da participação efetiva destes profissionais, informa a assessoria da secretaria.

Além das rodas de conversas, estes profissionais puderam expressar-se por meio de um questionário online trazendo suas contribuições. O diálogo contínuo e o adensamento teórico, são o alinhamento constante para os profissionais envolvidos, na qual representam os pilares de todas as ações. Este é o grande diferencial desta proposta: Implementar ações formativas e elaboração de material pedagógico com e para profissionais e crianças.

Durante duas semanas, os professores coordenadores pedagógicas, diretores escolares da Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental foram convidados a falar, opinar, questionar, sugerir, e na semana de 08 a 12 de agosto, tiveram com os formadores intensificando o diálogo.

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