Professores da rede pública estadual de Mato Grosso realizam hoje paralisação estadual visando a implantação do piso salarial nacional (PSPN) de R$ 1.132,40. Em Cuiabá, haverá marcha, com concentração marcada para as 13h na UFMT e museu do Rio, no bairro do Porto. O ato público será em frente ao palácio Alencastro. Profissionais de várias partes do Estado deverão estar presentes.
Da regional de Sinop, que abrange ainda os municípios de Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Claudia e União do Sul, a caravana é composta por três ônibus que partiram ontem à noite. Somente de Sinop, são aproximadamente 40 professores que participarão.
Além da implantação do piso nacional, a mobilização de hoje defende ainda o pagamento de hora-atividade para todos os profissionais da educação, incluindo interinos, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). Os manifestantes também reivindicarão a aplicação de 60% dos recursos vinculados para a educação, incluindo os 25% do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), para pagamento de salários, ancorada na qualidade na aprendizagem com promoção profissional.
Devido ao protesto, hoje não tem aulas nas escolas estaduais.