As aulas nas escolas da rede estadual será retomadas na próxima semana. A decisão foi tomada na assembléia do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), que terminou há instantes, em Cuiabá. Desde 14 de março, os professores estavam em greve.
A presidente da subsede em Sinop, Eliane Carvalho, que também participou das discussões, declarou ao Só Notícias, que mesmo retornando aos trabalhos, a categoria não acatou a proposta do governo, e vai continuar as negociações para implantar o piso de R$ 1.050 para profissionais com ensino médio, e R$ 1.575 para ensino superior. “Decidimos em voltar porque o movimento estava perdendo força no Estado, muitos municípios estão retornando aos trabalhos”, justificou.
Na segunda-feira, os profissionais devem se reunir nos municípios para deliberar sobre o assunto. Somente no município, mais de 14 mil alunos são atendidos pela rede e estavam há quase um mês sem aulas.
Hoje de manhã, o governador Blairo Maggi e secretários reuniram-se com 22 representantes sindicais e de associações de servidores públicos para discutir reajustes salariais e foi apresentada a proposta de reajuste linear de 20% para todas as categorias, para os próximos três anos, já com a recomposição salarial baseada no índice inflacionário, num total de 13,8%, dando um ganho real de 6,2% ao servidor. O reajuste será aplicado sempre sobre o valor do último vencimento e não do valor inicial.
(Atualizada às 17h25)