Mais de 500 profissionais da educação, de vários municípios da região Norte estão participando em Sorriso do “ primeiro Fórum Regional – por uma Educação Atrativa”, que começou ontem e prossegue até amanhã. Os educadores vão discutir as dificuldades de aprendizagem, projeto Político Pedagógico – PPP e a implantação do ensino fundamental de nove anos.
O projeto de lei que entrou em vigor neste ano, determina que o ensino fundamental passe a ter nove anos de duração. As redes de ensino públicas e particulares têm até 2010 para se adequar à lei. Apesar de ser colocada em prática agora, a idéia de ter um ano a mais no ensino fundamental é discutida há algum tempo. Vários países da América latina já adotaram essa medida.
A lei implica que o aluno seja matriculado mais cedo, ou seja, aos seis anos de idade, e passe a freqüentar uma primeira série como se fosse o último ano do pré-primário. Entretanto, não estabelece alterações no currículo escolar. Será ensinada nessa nova primeira série tudo aquilo que os alunos aprendem no pré-primário.
Assim, a educação no país ficará dividida da seguinte forma: a creche receberá crianças de zero a três anos; entre quatro e cinco anos, elas cursarão a pré-escola; entre seis e 14 anos, o ensino fundamental; e, entre 15 e 17, o ensino médio.
O seminário em Sorriso é promovido em parceria entre a prefeitura e uma faculdade, informa a assessoria, e está sendo realizado no Clube Sorriso.