Mais de 200 profissionais da rede municipal de ensino, de Lucas do Rio Verde, participaram de assembleia deliberativa, ontem à noite, e decidiram paralisar as atividades, a partir da próxima semana. A mobilização começa amanhã, a partir das 18h, com passeata saindo da praça da Igreja da Rosa Mística e chegando na Praça dos Migrantes. A decisão foi porque a prefeitura não respondeu a reivindicação do aumento salarial de 17%, feito pelo Sintep, há poucos dias. A alegação inicial do executivo é que o impacto no orçamento seria prejudicial nas finanças.
A proposta dos servidores é equiparar os salários dos servidores da rede municipal com os da rede estadual de ensino. Vários profissionais expuseram a “realidade que difere da imagem propagada pelo município”. O salário atual de um professor municipal é de R$ 2.015,04, enquanto o da rede estadual recebe R$ 2.356,39.
Eles querem também um plano de carreira que proporcione benefícios a curto prazo. Um dos argumentos feitos a Pivetta é que a relação entre salário inicial e custo de vida, “torna inviável a sobrevivência em Lucas do Rio Verde”.