A subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), em Sinop, deve definir, hoje, a data da assembleia para discussão do reajuste aos professores. O prefeito Juarez Costa (PMDB) propôs, recentemente, a concessão de 8% em maio e mais 4%, em setembro, com reposição salarial de 6,08%. Os percentuais elevariam o piso do magistério a R$ 1.515.
Sidinei Cardoso, presidente da subsede, afirmou, ao Só Notícias, que será colocado em discussão o que deve ser feito, em conjunto diante da proposta. Ela considera que os 12% oferecidos contemplam os professores, os diferenciando dos outros funcionários de apoio e que estes seriam beneficiados apenas com a reposição.
Ela lembrou que em discussões anteriores com a administração que resultou em greve de 43 dias, ano passado, ter sido cobrado aumento igual para todos [professores e funcionários de apoio], sem diferenciação. “Porque é um pessoal [de apoio] que já ganha pouco”, explicou.
Os profissionais da rede municipal de educação aderiram, na semana passada, a mobilização de três dias, deflagrada a nível nacional, pela aplicação do piso. Ela foi encerrada ontem. Alunos ficaram sem aulas.