A única Escola Estadual de Nova Mutum, José Aparecido Ribeiro, não aderiu ao movimento do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino público de Mato Grosso) de paralisação das aulas para reivindicar, entre outros assuntos, a recomposição salarial de 20%.
Segundo o diretor da escola, Aireson Iuri Morelo, os professores do município estavam muito desmotivados. “Nós fizemos uma reunião com o Sindicato e somente 5 professores compareceram. Então decidimos não tocar mais nesse assunto, se eles estivessem, mesmo, interessados teriam ido a primeira reunião”, disse ao Só Notícias.
Aireson informou, ainda, que outro motivo pelo qual os professores não paralisaram é o vínculo que existe entre a escola e o município, pois a maioria dos alunos são de comunidades rurais e dependem de transporte coletivo municipal para chegar a escola. “Como os ônibus da Prefeitura não trabalham nas férias, nós não teríamos como deslocar os alunos para a cidade, nesse período, para repor as aulas perdidas”, reforça.
Como a paralisação foi prorrogada por mais uma semana, os professores que são à favor do movimento vão tentar uma nova reunião com o Sindicato e demais profissionais. “Vamos tentar solicitar, mais uma vez, ao Sindicato, para que intervenham e talvez façamos a paralisação, se os professores se mostrarem totalmente de acordo, é claro”, finalizou.
Só Notícias apurou que a escola atende cerca de 2,2 mil alunos e tem aproximadamente 70 professores.