O Conselho de Representantes dos profissionais da educação do Estado se reúne, amanhã (14), às 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) para discutir o rumo da greve iniciada no dia 12 de agosto e que envolve mais de 90% dos educadores. O Conselho de Representantes é uma etapa preparatória para a assembleia geral de segunda-feira (16). Até lá a greve está mantida.
Os presidentes das subsedes do Sintep nos municípios foram orientados a realizar assembleias para avaliar o movimento grevista até o momento e apontar quais ações deverão ser tomadas a partir da próxima semana.
O Sintep informa que a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça cabe recurso, inclusive com a suspensão automática do prazo de 72 horas citado no documento para retorno com contingente de profissionais que assegurem o ano letivo de 2013. Além disso, o Sintep interporá o recurso.
Na quarta-feira (11), a categoria realizou ato público e propôs o tom da greve, que no momento ainda não teve o diálogo retomado com o governo estadual. A autorização do governador para que o Sintep realizasse o grupo de trabalho com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o posicionamento contrário de Silval em seguida com o pedido de ilegalidade na Justiça revoltou os educadores.
A greve está mantida e será avaliada na assembleia geral da categoria na próxima segunda-feira (16), às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici em Cuiabá. Somente a assembleia geral tem o poder de deliberar pela suspensão da paralisação.
As mobilizações de greve continuam, inclusive com acampamento dos profissionais da educação em Cuiabá no Centro Político e Administrativo (CPA).