PUBLICIDADE

Professores da UFMT em greve querem apoio da bancada de MT nas negociações

PUBLICIDADE

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso esperam que os representantes do Estado, na bancada federal, auxiliem na retomada das negociações entre a categoria e o governo federal, que já afirmou que os diálogos entre ambos se encerraram. A categoria aguarda o agendamento de uma reunião entre o Comando Local de Greve e bancada federal desde o último dia 14. A bancada federal de Mato Grosso é composta por oito deputados federais e três senadores. A expectativa da categoria é que a resposta sobre a audiência seja dada em breve.

O objetivo, segundo a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), é os parlamentares do Estado usarem as tribunas do Senado e da Câmara Federal para exigir do Governo a reabertura das negociações. Os professores querem, também, que os parlamentares passem a integrar a Frente Parlamentar pela Reabertura das Negociações, que está sendo instalada em Brasília (DF). O principal argumento dos profissionais é que o governo se retirou da mesa de negociação e assinou um acordo com um sindicato que representa menos de 5% da categoria, que está em greve há três meses.

Conforme Só Notícias informou, duas propostas foram feitas pelo governo à categoria, ambas rejeitadas. A última, prevê reajustes entre 25% e 40% para todos os professores, além de antecipação da data para entrar em vigor. Mesmo com a rejeição da categoria, o Governo Federal anunciou que ela seria enviada ao Congresso Nacional para votação e aprovação. Na última semana, o Ministério da Educação solicitou o plano de reposição de aulas perdidas da UFMT e demais instituições que estão com atividades paradas. Um dos objetivos era fazer com que as unidades retomassem imediatamente as atividades acadêmicas, no entanto, a UFMT apontou, por meio de assessoria, que o plano será elaborado após o movimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões do ENEM

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para hoje a...

Campus da UFMT Sinop recebe equipamentos para ensino e pesquisa; R$ 3 milhões

A estrutura do Laboratório de Agricultura de Precisão e...

Nova Mutum: começam hoje matrículas de alunos que vão mudar de escolas municipais

O período de rematrículas nas escolas municipais terminou no...
PUBLICIDADE