A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que a escolha dos livros didáticos para atender alunos e professores da rede pública do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, para o triênio 2017 a 2019, está disponibilizada desde o dia 28 de junho. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas têm até o dia 12 de agosto para a aquisição dos materiais mais adequados ao Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar.
A escolha dos livros é competência dos professores e da equipe pedagógica da escola, objetivando a escolha mais adequada à realidade sociocultural das instituições. Para escolha das obras aprovadas na avaliação pedagógica é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), disponível no portal www.fnde.gov.br.
De acordo com a coordenadora do Programa do Livro Didático da Seduc, Maidan Lara, a unidade escolar deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina, pois caso não seja possível a compra da primeira opção, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviará à escola a segunda coleção escolhida.
"Por esse motivo, a definição da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira. Na apresentação do Guia, encontram-se as orientações detalhadas referente à escolha das coleções”, destaca Maidan, lembrando ainda que os profissionais devem ficar atentos ao período para não perder o prazo da aquisição.