Conhecida como pólo educacional da região Norte, Sinop continua se destacando na produção de trabalhos científicos. Esta noite, a pesquisadora Tânia Pitombo de Oliveira, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), fará o lançamento de seu livro ‘Fronteira discursiva: o paralelo 13 e os sentidos da exclusão’. A obra é o resultado de uma dissertação de mestrado pelo Instituto de Linguagem da Universidade de Campinas (SP).
É o primeiro livro lançado pela professora, que atua na universidade em Sinop desde 1990. “A temática surgiu enquanto moradora da região”, declarou. Entre os pontos ela destaca a relação do Paralelo 13, que delimita uma porcentagem de desmate aos municípios que estejam inseridos na região e faz uma abordagem linguística.
“Ao norte do paralelo 13 os agricultores podem desamatar apenas 20% e preservar 80%. Já ao sul, são 80% e 20% devem ser preservados”, acrescentou.
O lançamento da obra coincidirá com a abertura do quinto Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, a partir das 19h. Tania também vem concluindo seu doutorado e no dia 14 de dezembro defenderá a tese na Unicamp. Falará sobre questões territoriais e a proposta de divisão do Estado.
“O interesse é divulgar questões de nossa região e a temática do paralelo 13 também entrará”, relatou, ao Só Notícias.