Após 16 anos, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) voltará a ser comandada por uma mulher. A professora Ana Di Renzo foi eleita reitora, ontem, com mais de 57% dos votos válidos e será empossada no dia 19 de dezembro. O mandato dela iniciará a partir do dia 1º de janeiro de 2015. Ela, que terá como vice-reitor o professor Ariel Torres, venceu o candidato de oposição Marcos Borges nos três segmentos: docentes, servidores técnico-administrativos e acadêmicos.
De acordo com informações da assessoria, o presidente da Comissão Eleitoral, professor Anderson Marques do Amaral, explica que nos próximos dias a comissão estará recebendo as urnas e as atas de votação que estão espalhadas em 33 cidades de Mato Grosso para proclamar o resultado que será encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni) que tem a responsabilidade de homologá-lo.
Segundo o professor, apesar de ainda não terem sido lançados no sistema – desenvolvido especialmente para a apuração dos votos – os resultados de três urnas, o percentual que falta ser apurado não interfere nos resultados finais da eleição. Ele destaca que o processo eleitoral e a votação ocorreu de forma tranquila em todos os locais de votação. “As pessoas tiveram a tranquilidade de manifestar sua vontade por meio do voto”.
A reitora eleita destaca que o processo democrático na Unemat é uma conquista e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho de consolidação da instituição e da sua reafirmação de autonomia. “Temos o compromisso com essa instituição e com a população de Mato Grosso de modo a oportunizar o acesso ao ensino público superior de qualidade em todo o estado e principalmente no interior”.
Ana foi pró-reitora de Ensino de Graduação durante a gestão anterior, do ex-reitor Adriano Silva, que deixou o cargo para se dedicar à política.