O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, Danilo Ferreira de Souza, recebeu este mês o maior grau de distinção acadêmica, o Summa Cum Laude, em apresentação de pesquisa de doutorado para o comitê avaliador na Universidade de São Paulo (USP). Menos de 5% dos pesquisadores recebem distinção, e no caso da Summa Cum Laude, o número costuma ser menor que 1% do total de titulados.
A pesquisa realizada e prestigiada propõe técnicas para aumentar a eficiência de sistemas acionados por motores elétricos, com preocupações desde a produção dos motores elétricos, passando pela etapa de uso, e analisando a manutenção e o descarte ou a reciclagem dos equipamentos. A tese defendida pelo professor foi escrita em inglês, e é composta pelos artigos científicos publicados nas revistas ao longo dos anos de pesquisa no doutoramento, cujo título é – “A contribution to energy efficiency in motor-driven systems”.
Para Danilo a honraria representa uma conquista coletiva de todos que somaram esforços pelo desenvolvimento da pesquisa. Dos supervisores, os colegas coautores das publicações, o suporte de realização na pesquisa, os trabalhadores da pós graduação em Energia da USP, sua família e os colegas da UFMT. Também a universidade de São Paulo e de Coimbra que o apoiaram com toda a infraestrutura e com o suporte financeiro para a realização das pesquisas.
Danilo é o primeiro doutor em sua família e sempre foi estudante de escola pública, concluindo o ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso e se graduando em Engenharia Elétrica pela UFMT, declara que isso faz parte do seu desenvolvimento. “Trabalhar em uma Universidade Pública é uma forma que vejo de tentar devolver um pouco da formação que tive, sempre nas instituições públicas. Não só em Mato Grosso, mas também na UFRJ, na USP e na Universidade de Coimbra em Portugal, que são todas instituições públicas e estão entre as melhores universidades do mundo”, completou o professor, através da assessoria da Universidade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.