Entre as dez melhores notas no geral do último vestibular realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), sete foram de estudantes que concorreram as vagas para o curso de Engenharia Civil do campus de Sinop. A primeira colocada geral deste processo seletivo foi uma estudante, de apenas 17 anos, que passou justamente para o curso oferecido no município. Ela alcançou a pontuação final de 236,5. Os outros candidatos melhores pontuados e que ingressarão neste curso, ficaram em quarto, quinto, sexto, sétimo, novo e décimo.
Se ampliada um pouco mais a lista dos primeiros colocados no geral, o número fica ainda mais impressionante. Das 40 melhores notas do vestibular da instituição, 26 foram de estudantes que passaram para o curso de Engenharia Civil em Sinop.
O professor e coordenador do curso no campus sinopense, Rogério Dias Dalla Riva, destaca dois fatores. O primeiro de que o curso é bem avaliado e extremamente disputado. São 40 vagas por vestibular. Neste processo foram 40,1 candidatos disputando uma destas vagas. O que catapultou o curso em Sinop ao mais concorrido entre todos os campi da Unemat espalhados pelo Estado. Devido a isso, os candidatos estão se preparando cada vez melhor.
Outro fator que tem um peso grande na escolha de uma profissão, é o mercado de trabalho. O coordenador afirma que o mercado para estes profissionais está aquecido e há espaço para futuros novos engenheiros civis. A visão do professor é constatada, principalmente, com a grande expansão que Sinop vive, mais especificamente, no setor da construção civil.
O vestibular da Unemat foi realizado em novembro do ano passado. Aproximadamente dez mil candidatos concorreram as 2,6 mil vagas ofertadas em todo o Estado. Para Sinop foram ofertadas 310 vagas e pelo menos 1,6 mil pessoas se inscreveram no processo. Atualmente, a instituição atende cerca de 15 mil entre todos os campi. As aulas iniciam no dia 8 deste mês.