Cerca de 90 detentos, que estão presos na penitenciária Ferrugem, em Sinop, passarão a ter aulas pelo projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A parceria para alfabetização dos reeducandos foi firmada pela Secretaria Municipal de Educação e a direção do presídio e as aulas já começaram. Os professores foram contratados pela prefeitura e os materiais também foram fornecidos.
O secretário Municipal de Educação, Hedvaldo Costa, disse, ao Só Notícias, que outro projeto está sendo estudado para ser executado na penitenciária visando a recuperação de carteiras das escolas municipais. Em contrapartida, os presos teriam redução de pena de acordo com os dias trabalhados, conforme a lei determina.
“O projeto ainda está sendo estudado e estamos vendo as possibilidades dentro do que a lei determina, para a efetivação desse trabalho”, disse. Atualmente, cerca de 260 detentos, de vários municípios da região, entre eles Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta e Cuiabá, estão presos na penitenciária.
Desde que entrou em funcionamento, em janeiro, estão sendo realizadas oficinas de artesanato (em linha e madeira), montagem de rodas de bicicletas e artes plásticas, com os presos.