O ano letivo na rede municipal de ensino de Sorriso começa, nesta 3ª, com aulas presenciais para mais de 3,2 mil alunos do Pré I e Pré II, 1º a 5º ano e 6º a 9º ano, que irão receber da prefeitura um kit escolar composto por uma camiseta e itens utilizados no dia-a-dia da sala de aula, de acordo com as necessidades de cada série, como cadernos, lápis, borracha, cola, entre outros materiais básicos.
Os kits são direcionados para estudantes cuja família é beneficiária do Auxílio Brasil – novo Bolsa Família. Porém, para que os estudantes recebam o material é necessário que as famílias estejam com o Cadastro Único atualizado. “A partir de amanhã, todos os alunos que estiverem com o cadastro atualizado receberão o material, que será entregue diretamente aos estudantes nas unidades escolares. Não vamos deixar nenhuma criança sem material escolar”, garante a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.
Segundo o gestor municipal do CadÚnico, Gabriel Saboia de Almeida, em Sorriso são 2.803 famílias fazem parte do programa do Governo Federal. Destas, 601 estão com o cadastro desatualizado. “A atualização tem como foco principal os beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. A Secretaria de Assistência Social notificou previamente todas as famílias que estão nesta situação por ligações e mensagens via WhatsApp. Porém, ainda temos um elevado número de cadastros desatualizados”, destaca.
Para realizar a atualização cadastral é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social ao qual a família pertence. Quem reside em área descoberta deve procurar a Secretaria de Assistência Social. “Se a família não atualizar o cadastro, a escola irá solicitar que regularize a situação para que o estudante seja contemplado com o material escolar”.