A parceria entre a prefeitura de Sorriso e a Associação Estudantil de Sorriso (AES) vai possibilitar, a 30 estudantes de 15 a 17 anos, a capacitação profissional por meio do curso de atendente na área da saúde. A formação, que começa este mês, deve ser finalizada em janeiro do ano que vem.
A oferta é direcionada a estudantes da rede pública de ensino e, preferencialmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a AES, a captação dos alunos é feita por busca ativa, com atuação junto à secretaria de Assistência Social, e também em escolas da rede pública de ensino.
Por meio do termo de colaboração, a administração municipal repassa R$ 92,5 mil para que a AES promova o curso, alicerçado em seis módulos, recepcionista do serviço de saúde, atendente de farmácia 1 e 2, auxiliar médico, cuidador de idosos e assistente de saúde bucal (16 horas).
Durante a formação, os alunos aprenderão a elaborar o próprio currículo e a AES também fará o “meio de campo” para que o primeiro emprego venha juntinho com a conclusão do curso. “Ações como esta promovem o desenvolvimento destes jovens, permitindo que possam entrar no mercado de trabalho, contribuir com a renda familiar e crescer como profissionais, sendo protagonistas, sendo os autores da própria história”, comentou o prefeito Ari Lafin.