A secretária municipal de Educação, Silvana Faccio, admitiu, em entrevista ao Só Noticias, que há possibilidade de faltar vagas nas escolas municipais para o ano letivo de 2014. “Já transformamos antigos Casecs em salas de aulas. Temos projeto para uma escola municipal no bairro Rota do Sol e uma creche, com recursos federais, no Vila Bela, além de vários projetos de ampliação de escolas. Apesar do nosso esforço, não descartamos a hipótese de faltar vagas. Atualmente, falta pelo menos mil vagas para crianças com até 4 anos nas creches”, disse.
Um balanço aponta aumento de até 30% de alunos na rede municipal de ensino, até o fim do ano. “No primeiro semestre, o aumento já acumula entre 10% e 15%”, explicou Faccio. Em média, 200 novos alunos ingressam na rede municipal todo o mês.
Uma das soluções apontadas pela secretária é a locação de prédios. “O Estado também deve assumir mais responsabilidade com alunos de 7ª ao 9ª ano. Caso necessário, vamos ter que alugar espaços, para não deixar crianças fora das salas de aulas”, declarou.
A secretária fez ainda um balanço positivo das ações desenvolvidas. “Dobramos nosso pessoal. Hoje temos 50% a mais de estagiários trabalhando no auxilio de professores. Estamos buscando reformas de escolas, e já implantamos o transporte escolar para professores que lecionam no distrito de Caravagio (60 km da cidade de Sorriso)”.