Mato Grosso tem aproximadamente 774 mil estudantes matriculados desde a creche até a educação de jovens e adultos na rede pública de ensino (municipal e estadual). O número foi divulgado pelo Ministério da Educação, hoje, e corresponde a primeira preliminar do Censo Escolar 2012.
Conforme o levantamento, são 102,9 mil crianças distribuídas na educação infantil da rede pública. Destas, 10,2 mil estudam em período parcial nas creches e outras 24,5 mil ficam em tempo integral. Já na pré-escola, são 65,9 mil crianças estudando meio período e outras 2,2 mil o dia todo.
No ensino fundamental (até o nono ano) foram identificados mais 430,3 mil estudantes. Destas, cerca de 231,2 mil estão nas séries iniciais e outras 199 mil crianças já estão nos anos finais do referido ensino.
Já no ensino médio, o Censo aponta pouco mais de 143,8 mil jovens matriculados. Sendo que 142,7 mil estudam apenas em meio período e outros 1,1 mil estão em horário integral.
Na educação de jovens e adultos (destinada às pessoas que, por algum motivo, não conseguiram concluir o ensino básico durante a idade regular) o Censo identificou 55,3 mil pessoas estudando o ensino fundamental e outras 41,5 mil regularizando o ensino médio.
Quando comparado com o resultado final do Censo Escolar 2011 (divulgado em dezembro do ano passado) é verificado aumento. Na ocasião, foram identificados 772,9 mil estudantes desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo a modalidade regular até a educação de jovens e adultos (Eja) das redes municipal e estadual.
Conforme o Censo atual, no país, foram identificadas 5,1 milhões de crianças matriculadas na educação infantil, aproximadamente 25 milhões no ensino fundamental, 7,1 milhões no ensino médio e outras 3,2 milhões de pessoas matriculadas no sistema Eja.