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Paradigmas educacionais são debatidos em Sinop

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Começou neste domingo na Unemat a Conferência de Educação com o tema ‘paradigmas educacionais: suas implicações no cotidiano escolar.’ O evento segue até a próxima quarta-feira com palestras durante o dia e também à noite.
Um grande público compareceu ao anfiteatro da Unemat para acompanhar a abertura da conferência que teve na mesa inicial o tema “Ser professor: uma reflexão sobre as práticas pedagógicas”. O tema foi apresentado pelo professor doutor Aumeri Carlos Bampi e pela Coordenadora Pedagógica do Cefapro professora Teofanis Zabot dos Anjos.

Antes da palestra, os participantes puderam apreciar a boa música tocada por Carlinhos Mato Grosso, que atendendo a pedidos tocou vários clássicos da nossa música popular. No início da palestra, a acadêmica Ediane Ertel Werlang apresentou aspectos trabalhados em sua monografia, cujo tema é o mesmo da palestra de abertura.

A professora Teofanis evidenciou as diferentes interpretações que as pessoas tem do professor, citando diversos exemplos. Ao longo de sua explanação, ela defendeu que o ensino deve levar em conta os saberes individuais afirmando que “o aluno não chega tábua rasa na escola, ele chega com um conhecimento que deve ser ponto de partida para o professor”.

O professor Aumeri ressaltou a importância de ser crítico na educação ela afirma que “em diversas situações nós não trabalhamos o nosso conteúdo de forma crítica, ensinado com base em paradigmas idealistas”.

A conferência segue com hoje com as palestras “Educação Infantil: de criança ao ofício de aluno” às 13:30 horas, com a professora doutora Jaqueline Pasuch e às 19:30 horas “Formação do(a) Pedagogo(a) em questão: saberes e competências profissionais”, com o professor doutor José Carlos Libâneo, docente da PUC de Goiás e autor de diversos livros na área de educação e a professora Filomena Arruda Monteiro.

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