A empreiteira responsável pelas obras do novo campus da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) de Sinop deve iniciar esta semana os trabalhos no município. De acordo com o coordenador do Instituto Universitário Norte, Marco Antônio Araújo Pinto, a ordem de serviço foi expedida no último dia 25 e a empresa terá sete meses para concluir a obra. “Engenheiros já fizeram a sondagem no local e a partir de agora também deve começar a contratação da equipe que vai trabalhar na construção”, acrescentou. Nesta primeira etapa, serão construídas 19 salas de aulas e 12 laboratórios. O convênio para a implantação da universidade no município foi assinado em dezembro passado, pelo presidente Lula, e parte dos recursos já foram liberados.
Mesmo sem prédio próprio, seis turmas já estão em andamento no novo campus. Salas foram alugadas até que o prédio da universidade seja construído. Os cursos oferecidos são agronomia, zootecnia, enfermagem, veterinária, engenharia florestal, ciências naturais com habilitação em matemática, física e química.
Além de Sinop, o novo campus também atende alunos de mais de 30 municípios do Nortão. O campus ficará ao lado do Caic, em uma área de 60 hectares, onde funciona o Instituto Universitário Norte, que foi criado em Sinop há mais de 10 anos e atua com cursos modulares da UFMT.