O terceiro exame de ordem deste ano para ingresso de bacharéis em direito na advocacia terá sua data alterada. Ao invés da 1ª fase acontecer no dia 9 de dezembro, conforme calendário unificado, houve consenso para que seja realizado no dia 20 de janeiro. “O objetivo dessa mudança é facilitar para que os recém-formados em direito possam participar do concurso”, explicou o conselheiro Daniel Paulo Maia Teixeira, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB de Mato Grosso. A data da segunda fase do exame ainda não está definida.
Posteriormente, também, a OAB deverá estabelecer a data para realização do exame de ordem 01-2008. Os primeiros, custumeiramente, aconteciam no mês de março. Com a mudança, é possível que seja transferido para abril ou maio. Anualmente, a OAB promove três exames para ingresso de bacharéis na carreira. A partir deste ano, o exame passou a ser unificado entre 18 estados.
Daniel Teixeira lembrou que é comum o bacharel enfrentar dificuldades no final do ano para reunir toda a documentação necessária, inclusive os certificados de conclusão de curso, exigidos para participar do exame. Nesse período, o acadêmico está envolvido em diversas atividades, como o próprio estágio obrigatório de prática forense e preparativos para formatura. Geralmente, os novos formandos só poderiam participar do Exame de Ordem que acontecia em março. “Com essa mudança isso acaba” – observou.
O presidente da comissão aproveitou para lembrar aos candidatos que participaram da segunda fase do certame recém concluído, que o prazo para eventuais recurso se encerra nesta quarta-feira. Ele lembrou que além de interpor o recurso através da Internet junto a Cespe/Universidade de Brasília, é preciso que a peça seja protocolada na seccional da OAB em Mato Grosso.
No segundo exame de ordem unificado do ano foram aprovados 281 bacharéis, o que equivale a 22,61% de aprovação. A percentagem é referente ao montante de inscritos de 1.243 candidatos. Dos 1243 candidatos inscritos na primeira fase, 1.222 realizaram a prova e apenas 363 foram aprovados. Na segunda fase, que compreende a prova prático profissional, 353 candidatos compareceram e desses, 281 atingiram a média, o que representa 77, 41% de aprovação nesta etapa. O índice de aprovação é considerado baixo pela OAB.