PUBLICIDADE

Número de alunos em escolas públicas de Sinop tem leve aumento

PUBLICIDADE

O número de estudantes da rede pública de ensino aumentou em Sinop. Os dados do censo escolar 2014 são preliminares e foram divulgados hoje pelo Ministério da Educação. Em 2013 havia 29.035 estudantes em creches, pré-escolas, no ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em instituições municipais e estaduais. Este ano chegou a 29.517.

Houve diminuição na quantidade de alunos na rede municipal, enquanto na estadual aumentaram. No ano passado, havia 12.873 na cidade 311 em escolas rurais. Neste anom o número diminuiu para 12.548 em escolas urbanas e 206 em rurais.

Em instituições de ensino do Estado, foram contabilizados 15.851 alunos em 2013. Em 2014, são 16.763

A secretária de Educação de Sinop, Gisele Faria de Oliveira, explicou que a transferência de alunos para o Estado é normal. “Não temos obrigatoriedade de manter turmas integrais, por exemplo. Abrimos mais matrículas em creches que são apenas parciais como forma de atender a população e oferecer mais vagas”.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Os resultados obtidos no censo são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Conforme Só Notícias já informou, Sinop superou as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2013 nos dois ciclos do ensino fundamental (de 4º ao 5º anos e 8º ao 9º anos), das redes municipal e estadual.

Em 2013, para alunos do 1º ao 5º ano, o Ideb registrado foi de 5.4 pontos, acima do índice de 2011, de 5.1, e acima também da meta de 5.1 projetada pelo MEC para 2013. A meta atingida este ano pelo município neste ciclo já iguala a projeção para 2015.  Já nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb foi de 4.9 pontos, um índice levemente superior do alcançado na edição anterior, de 4.7, mas acima da meta de 4,8 esperada pelo governo federal. A meta para 2015 é de 5.1.  

Na rede estadual a nota dos primeiros anos foi de 5.2 para uma meta de 4.9 do MEC. Nos anos finais do ensino fundamental, os alunos do Estado tiveram uma nota de 4.5 frente uma projeção de 4.1. A projeção para o ciclo inicial e final em 2015 é de 5.2 e 4.5, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE