Novos equipamentos agrícolas estão sendo liberados para a Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão, em Nova Mutum, visando fortalecer o curso de técnico em agropecuária oferecido no município. Segundo a diretora Marizete Hochscheidt, foram solicitados equipamentos direcionados para os estudos na área agrícola, agroindústria e de zootecnia.
Entre eles um sistema de irrigação, ferramentas de marcenaria, câmera de frigoríficos e um mini trator. O total de recursos revertidos é de R$ 200 mil. A escola possui atualmente 105 alunos. Os profissionais são capacitados por um período de dois anos e podem atuar num vasto campo da agropecuária.
A diretora acrescenta que o Ceprotec (Centro de Educação Profissional e Tecnológica) deve iniciar um novo curso na instituição. “Nós fizemos o pedido para que o curso seja na área de mecânica agrícola, informática ou agroindústria, já que são propícias à região”, acrescenta. Também está previsto para iniciar no próximo ano, em Nova Mutum, o curso de agronomia, na faculdade Uninova.
Outras escolas beneficiadas pelo Eprocampo ficam em Juína, Diamantino, Tangará da Serra e São José do Rio Claro.