A população da região do Vale do Araguaia terá, no segundo semestre de 2008, o campus da Universidade Federal de Mato Grosso funcionando em Barra do Garças, além do que já existe atualmente em Pontal do Araguaia. O governador Blairo Maggi entregou ontem à noite, a escritura da área de 69 hectares, doando definitivamente o terreno para a União, onde será construído o novo campus. Até 2010, mais de quatro mil alunos serão atendidos nos dois campi do Médio Araguaia, quatro vezes mais que o número atual, em que chega a 900.
Desde a criação do campus do Médio Araguaia, que pelo projeto original deveria ter sido construído em Barra do Garças, cidade pólo da região, mas por questões diversas acabou sendo instalado no município de Torixoréu e mais tarde dividido a Universidade ficou em Pontal do Araguaia.
“É um dia festivo, foi todo um processo de mobilização da região do Araguaia, mas encerramos um processo e iniciamos outro, estamos negociando com o ministro e há o compromisso do MEC de viabilizar a construção do campus e dotá-lo de estrutura adequada”, afirmou o reitor da universidade, Paulo Speller. “É um projeto de reestruturação e expansão do campus aqui no Araguaia que prevê recursos para os cursos em andamento e para os novos cursos”, disse o reitor.
A intenção é ampliar de 10 para 16 cursos nos campi do Médio Araguaia, conforme o diretor do Instituto do Araguaia, José Pessoa. O campus de Barra do Garças ficará instalado entre duas importantes rodovias federais, esquina da BR 070 e BR 158, na entrada de Barra.
”Queremos que Mato Grosso não seja apenas produtor de grãos, mas também de conhecimento, de pensamento. O Estado não pode ficar alheio a este movimento da Ciência e Tecnologia que ocorre em todo o país”, destacou Blairo Maggi, que também comparou a importância da instalação da universidade à implantação de uma indústria na região, já que os benefícios são inúmeros para toda população. “É uma obra de extrema importância e tenho certeza que trará grandes resultados para o povo de Barra do Garças e de toda a região Araguaia”, disse o governador.