PUBLICIDADE

Nova reitora pretende dobrar número de vagas na UFMT

PUBLICIDADE

A nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli, destacou as parcerias da instituição com o Governo do Estado para alcançar o objetivo de dobrar o número de vagas oferecidas pela UFMT até 2012. O anúncio foi feito durante a solenidade de transmissão do cargo de reitor nesta terça-feira. A professora doutora em educação citou a construção de novos campis no Estado como prioridades em sua gestão, dando o exemplo das cidades de Várzea Grande e Chapada dos Guimarães como candidatas a receberem sedes da UFMT.

Presente na solenidade, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, apresentou o projeto de qualificação dos professores da rede estadual e municipal de ensino fundamental e médio. “Esta é uma nova parceria entre o Governo e a UFMT que irá qualificar 23.640 professores em todo o Estado. É um programa que também envolve a Unemat e onde Mato Grosso será piloto para todo o país”. O programa fará a especialização de professores que ensinam conteúdos fora de sua área original de formação, além do aprimoramento propriamente dito.

Dentro da ampliação do alcance social da universidade, a reitora afirmou que irá se empenhar para além do número de vagas oferecidas, oferecer mais opções em cursos à comunidade. Ela citou a graduação em odontologia, fisioterapia e ainda e farmácia como possíveis de serem executadas em sua gestão, quatro anos. “Temos que focar sempre na qualidade, continuaremos a passos largos. Vamos avançar nos cursos de graduação e pósgraduação”, comentou Maria Lúcia Cavalli.

Representando o governador Blairo Maggi, o secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, lembrou o processo de contribuição que cada reitor da UFMT manteve para o desenvolvimento da instituição. “Queremos reafirmar que as parcerias contribuem para o avanço da educação e do processo de transformação social que o Estado atravessa. Vamos estreitar ainda mais as relações entre o Governo e a UFMT”.

Afirmando que uma sociedade melhor certamente passa pelo nível de educação das pessoas que nelas vivem, o secretário da Casa Civil, reforçou o papel das universidades na formação de cidadãos éticos, com valores morais e poder crítico. “O valor que é dado ao ser humano parece ser menor a cada dia, é o que vemos constantemente pela imprensa. A universidade tem um papel importante para preparar os novo cidadãos para contornar esta realidade”.

Utilizando o direito a crítica, o Diretório Central dos Estudantes esteve presente na solenidade transmissão de cargo com um ato de protesto. Os estudantes reivindicaram voto paritario entre alunos, técnicos e docentes para escolhas de reitor e demais decisões políticas na instituição. A solicitação será analisada em uma reunião próxima e encaminhada para Brasília, afirmou a nova reitora.

Ainda participaram da solenidade representando o Governo do Estado, o secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, a secretária Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira e o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE