Na próxima quarta-feira, 12, o prefeito Marino José Franz inaugurará a Padaria Escolar e o Centro de Distribuição da Merenda Escolar. As obras iniciaram em março deste ano e foram concluídas em agosto. Com uma linha arquitetônica moderna e funcional que segue as normas da ANVISA, o prédio, de 325,61 m² de área construída, teve um custo de R$ 172.236,46 e está localizado na Avenida Bahia, ao lado do CREAS.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Solimara Ligia Moura, neste novo espaço continuarão sendo produzidos em média 3.500 pães por dia a um custo de R$ 0,10 a unidade. No café dos alunos do matutino são servidos mensalmente 1.300 quilos de bolacha, mais de 200 formas de bolo e 19.400 quilos de bisnaguinhas, que contribuem para a diversificação da alimentação escolar.
Além do trabalho diário dos padeiros, na padaria também é realizada a Oficina de Panificação para alunos de 7ª e 8ª séries. O aprendizado tem como objetivo reconhecer a importância da higiene durante as refeições e mostrar o valor nutritivo de alimentos que muitos vezes não recebem a devida importância.
Em 2006 o município de Lucas do Rio Verde recebeu pela terceira vez consecutiva o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, instituído pela ONG Fome Zero e apoiado pelo Governo Federal. A distinção reconhece o esforço desenvolvido pela Prefeitura e integrantes do Conselho Escolar de Alimentação em garantir um serviço de alimentação saudável aos mais de 5 mil alunos da rede municipal. Entre outros quesitos, o Prêmio avalia a correta aplicação das verbas federais e a qualidade da merenda na hora do lanche.