Ténciso da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) estiveram reunidos na última sexta-feira (1º) em Nova Mutum com lideranças políticas para firmar a estadualização da Escola Agrícola Produtiva Ranchão. O encontro, realizado no gabinete do prefeito Lírio Lautenschlager, acertou detalhes sobre os trâmites legais para a concretização de todo o processo de estadualização. Logo após, a comitiva seguiu para uma visita técnica a comunidade Ranchão, onde conheceram alunos e as instalações da unidade.
O coordenador de produção da escola, Wanderley Sérgio Borsatto, na ocasião, agradeceu a todos pela presença e enalteceu os esforços da Administração Municipal pela efetivação do compromisso e busca pela estadualização da unidade técnica. "Estamos muito contentes e agradecemos primeiramente a prefeitura pelo auxílio dado durante esses anos, já que sabemos que não é de competência do órgão público desempenhar esse papel junto ao ensino técnico", disse o coordenador.
Ainda, na oportunidade, Borsatto também agradeceu ao Estado pelo compromisso firmado pelo então secretário da Secitec, Chico Daltro, atual vice-governador do Estado, que em visita ao município no ano passado, acenou positivamente para a estadualização e ajustou o repasse de verbas para manutenção dos gastos da folha de pagamento dos professores da unidade escolar. "Mais de 50% dos alunos matriculados em nossa instituição são de municípios vizinhos. O recurso que recebemos para a manutenção do pagamento dos professores já foi um importante passo para nós. Vivemos hoje um momento histórico com a afirmação de que a Escola Ranchão vai mesmo ser estadualizada", comenta.
A superintendente de Educação Profissional da Secitec, Rita Bezerra Casseb, comentou estar feliz por conhecer a unidade e seus alunos e salientou que a partir de agora serão iniciados os processos legais para a estadualização da escola. "É prazeroso estar aqui e conhecer vocês alunos. De antemão, antecipamos que todos os trâmites legais serão iniciados para a estadualização da Escola Ranchão e acreditamos que partir de 2012, a unidade receberá toda a verba que se destina a uma escola técnica. Vamos buscar ainda outros recursos para que a unidade adentre aos programas do Governo Federal para a aquisição de laboratórios, manutenção de todo espaço, entre outras parcerias", observa.
Já, o secretário Adjunto de Estado de Cultura, Juarez Fiel, afirmou ser "um momento ímpar na educação do município e que Nova Mutum será brevemente referência entre as escolas de ensino técnico do Estado", cita.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido, afirmou que mais uma meta na educação foi alcançada. "Vínhamos buscando e lutando por essa estadualização que foi confirmada. Vamos aguardar agora todo o processo burocrático, que se finda com o cumprimento da responsabilidade do Estado quanto ao ensino Médio e Técnico e proporcionar um olhar mais atento a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental que são de nossa competência", frisa
Para o prefeito, a concretização de todo processo de estadualização assegura ainda mais melhorias para o Ensino Infantil e Fundamental do município. "Concretizamos mais um avanço junto à educação. Não deixaremos de contribuir com a unidade, mas o repasse de recursos do Governo Estadual para a instituição vai proporcionar mais investimentos em educação infantil e fundamental, que são os focos do município", finaliza.
Fizeram parte do encontro ainda, o diretor da E.T.E de Diamantino, Marcus Gallerius Aquino, a assessora especial da Secitec, Docinéia Aparecida Gonçalves, secretários municipais, vereadores, alunos, professores.
A Escola Agrícola Produtiva Ranchão atende atualmente 300 alunos. Destes, 54 são internos.