PUBLICIDADE

Nova Mutum: Secitec confirma estadualização da escola rural

PUBLICIDADE

Ténciso da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) estiveram reunidos na última sexta-feira (1º) em Nova Mutum com lideranças políticas para firmar a estadualização da Escola Agrícola Produtiva Ranchão. O encontro, realizado no gabinete do prefeito Lírio Lautenschlager, acertou detalhes sobre os trâmites legais para a concretização de todo o processo de estadualização. Logo após, a comitiva seguiu para uma visita técnica a comunidade Ranchão, onde conheceram alunos e as instalações da unidade.

O coordenador de produção da escola, Wanderley Sérgio Borsatto, na ocasião, agradeceu a todos pela presença e enalteceu os esforços da Administração Municipal pela efetivação do compromisso e busca pela estadualização da unidade técnica. "Estamos muito contentes e agradecemos primeiramente a prefeitura pelo auxílio dado durante esses anos, já que sabemos que não é de competência do órgão público desempenhar esse papel junto ao ensino técnico", disse o coordenador.

Ainda, na oportunidade, Borsatto também agradeceu ao Estado pelo compromisso firmado pelo então secretário da Secitec, Chico Daltro, atual vice-governador do Estado, que em visita ao município no ano passado, acenou positivamente para a estadualização e ajustou o repasse de verbas para manutenção dos gastos da folha de pagamento dos professores da unidade escolar. "Mais de 50% dos alunos matriculados em nossa instituição são de municípios vizinhos. O recurso que recebemos para a manutenção do pagamento dos professores já foi um importante passo para nós. Vivemos hoje um momento histórico com a afirmação de que a Escola Ranchão vai mesmo ser estadualizada", comenta.

A superintendente de Educação Profissional da Secitec, Rita Bezerra Casseb, comentou estar feliz por conhecer a unidade e seus alunos e salientou que a partir de agora serão iniciados os processos legais para a estadualização da escola. "É prazeroso estar aqui e conhecer vocês alunos. De antemão, antecipamos que todos os trâmites legais serão iniciados para a estadualização da Escola Ranchão e acreditamos que partir de 2012, a unidade receberá toda a verba que se destina a uma escola técnica. Vamos buscar ainda outros recursos para que a unidade adentre aos programas do Governo Federal para a aquisição de laboratórios, manutenção de todo espaço, entre outras parcerias", observa.

Já, o secretário Adjunto de Estado de Cultura, Juarez Fiel, afirmou ser "um momento ímpar na educação do município e que Nova Mutum será brevemente referência entre as escolas de ensino técnico do Estado", cita.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido, afirmou que mais uma meta na educação foi alcançada. "Vínhamos buscando e lutando por essa estadualização que foi confirmada. Vamos aguardar agora todo o processo burocrático, que se finda com o cumprimento da responsabilidade do Estado quanto ao ensino Médio e Técnico e proporcionar um olhar mais atento a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental que são de nossa competência", frisa

Para o prefeito, a concretização de todo processo de estadualização assegura ainda mais melhorias para o Ensino Infantil e Fundamental do município. "Concretizamos mais um avanço junto à educação. Não deixaremos de contribuir com a unidade, mas o repasse de recursos do Governo Estadual para a instituição vai proporcionar mais investimentos em educação infantil e fundamental, que são os focos do município", finaliza.

Fizeram parte do encontro ainda, o diretor da E.T.E de Diamantino, Marcus Gallerius Aquino, a assessora especial da Secitec, Docinéia Aparecida Gonçalves, secretários municipais, vereadores, alunos, professores.

A Escola Agrícola Produtiva Ranchão atende atualmente 300 alunos. Destes, 54 são internos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento...

Unemat divulga calendário de matrículas, destrancamento e trancamento de cursos

O calendário acadêmico da Universidade do Estado de Mato...
PUBLICIDADE