PUBLICIDADE

Nova Mutum recebe selo do MEC por educação inclusiva a grupos étnico-raciais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O município de Nova Mutum foi agraciado pelo Ministério da Educação, no último mês, com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais. O reconhecimento é fruto do empenho da secretaria municipal de Educação em implementar políticas e ações voltadas à formação de profissionais para a efetivação da Lei nº 10.639/2003, posteriormente modificada pela Lei nº 11.645/2008, que trata da educação para as relações étnico-raciais.

Para concorrer ao selo, as secretarias de educação precisaram atender a três requisitos fundamentais como Aderir ao PNEERQ (Plano Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola), ter participação no diagnóstico de equidade e pontuação mínima nos índices de formação.

Além do prestígio, as secretarias premiadas agora têm a oportunidade de inscrever até duas iniciativas nas áreas de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) ou Educação Escolar Quilombola (EEQ). Cada projeto poderá receber até R$ 200 mil em apoio financeiro, repassado através do Plano de Ações Articuladas (PAR).

A escolha das propostas considera diferentes fatores, incluindo a importância do empreendimento, a participação da comunidade, a capacitação contínua dos profissionais e a sustentabilidade organizacional. Esses critérios são fundamentais para garantir que as iniciativas selecionadas tenham um impacto significativo e duradouro na promoção da equidade racial e na educação escolar quilombola.

Este processo conta com o apoio técnico do UNICEF, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). O selo, que homenageia a trajetória da educadora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, possui validade de um ano e reflete o compromisso de Nova Mutum em promover uma educação inclusiva e plural.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas estaduais de MT

A secretaria estadual de Educação lançou um manual direcionado...

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo...
PUBLICIDADE